O prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian (PP), assinará, na manhã desta quarta-feira, o convênio de compra do prédio da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, também chamada de Notre Dame - instituição conhecida por desempenhar trabalhos sociais e por atuar nas áreas da educação e da saúde. O chefe do Executivo arrematou o prédio por R$ 2,3 milhões - o valor será pago, de forma parcelada, com recursos da própria prefeitura. Atualmente, no local, funcionam alguns cursos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).
Segundo informações do próprio Executivo, a Urcamp continuará utilizando parte da estrutura do prédio - que conta com mais de 50 salas. Já o restante será utilizado pela prefeitura. A partir de março, a Secretaria Municipal de Educação viabilizará as primeiras turmas de pré-escola (Educação Infantil) e de 1ª série (Ensino Fundamental). As demais séries serão implementadas com o passar dos anos. A prefeitura projeta, em até seis anos, ter mil alunos. A assinatura do convênio de compra do prédio ocorrerá nesta quarta-feira, às 11h, no auditório do prédio.
O prédio comprado fica no centro de Caçapava do Sul, na Rua General Osório, próximo da sede da prefeitura.
Exigência da venda foi investimento em educação
Uma fonte ligada à administração do prefeito Otomar Vivian conta que o progressista apenas conseguiu viabilizar a compra do prédio junto à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Notre Dame por ter se comprometido em utilizar o prédio para a educação do município.
A ideia inicial de Otomar era fazer com que a edificação, com mais de 10 mil metros de área construída, abrigasse toda a estrutura da prefeitura e, com isso, economizar no pagamento de aluguel das demais secretarias.
A prefeitura também comprou, recentemente, um terreno de 4 mil metros quadrados, por R$ 110 mil, na Vila Vivian, periferia do município. No terreno, será construída a sede do novo Fórum do município. O projeto prevê a construção de um prédio de quatro andares. As obras deverão começar até julho deste ano.
"